Parte 1
A Síndrome de Asperger (SA)é uma Diferenciação neurocomportamental. Sendo de base genética, pode ser definida como Transtorno global do desenvolvimento que se manifesta por alterações sobretudo na interação social, na comunicação e no comportamento. Embora seja uma disfunção com origem no funcionamento cerebral, não existe marcador biológico e o diagnóstico se baseia num conjunto de critérios comportamentais.
Entre as características mais comuns podemos destacar:
1- Déficit de comportamento social;
2- Interesses limitados;
3- Comportamentos rotineiros;
4- Peculiaridade do discurso e da linguagem;
5- Dificuldades na comunicação não verbal;
6- Descoordenação motora.
Como consequência destas dificuldades os portadores de SA acabam por se isolar e limitar os seus interesses a determinados temas assuntos, atitude que prejudica ainda mais a sua relação interação social.
problemas comuns como dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar suas emoções (este problema leva a que as outras pessoas se afastem por pensarem que o indivíduo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, dificuldades de interação com pessoas desconhecidas, ou que não veem há muito tempo, comportamentos estereotipados.
No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal, preservado ou em alta.
O diagnóstico SA em crianças é feito por um neuropediatra e em adultos neuropsiquiatra, ou psiquiatra, E pode ocorrer um trabalho conjunto e triagem de outros profissionais que se especializam em detectar e encaminhar, como pediatra, psicologo, ou qualquer outro profissional da saúde que acompanhe o suspeite ou avalie sintomas presente, podem fazer o encaminhamento.
O tratamento é multidisciplinar, visa melhoria de vida da pessoa com SA e familiares: fonoaudiologia, terapia ocupacional, musicoterapia e um dos tipos de tratamento que auxiliam bastante.
os métodos mais conhecidos e usados são ABA e teachh na escola é necessário uma adaptação e conscientização quer dos professores, colegas, pais dos colegas, e do material e ambiente...
No Brasil a uma grande desconhecimento e dificuldade de diagnostico SA nesse especto por ser uma variação mais branda de autismo a sua detecção que muitas vezes ocorre o diagnostico de uma comorbidade ou outra dificuldade presente, mais não se obtenha a principal condição da Asperger em si. Dessa forma a intervenção ocorre de forma errônea. Prejudicando intervenção e melhoria de vida dos asperger e familiares na compreensão da sua síndrome...
Referências
Autism Spectrum Disorder
dsm5.org. American Psychiatric Association (2013). Mattila ML, Kielinen M, Jussila K et al.. (2007). "An epidemiological and diagnostic study of Asperger syndrome according to four sets of diagnostic criteria". J Am Acad Child Adolesc Psychiatry